sábado, 18 de março de 2017

Ser Especial é Não Ter Preconceito....BASTA! A Deficiência Não é Só Impossibilidade, Mas Também é Força!

Mais uma BC que a Lindalva promove aqui na blogosfera e eu claro participo. O tema é livre, e eu optei fazer o BASTA sobre o preconceito,todo tipo de preconceito,mas aqui tentarei esplanar sobre o preconceito por pessoas especiais.Infelizmente vivemos em uma sociedade onde tudo aquilo que sai dos padrões tidos como normais,causam preconceito e discriminações. Mas não podemos ficar calados, temos que da um BASTA a qualquer tipo de preconceito,Se você quiser conhecer os outros participantes, basta da um clik no selinho.
Então. como estava dizendo escolhi fazer o basta com esse tema,porque esse é um dos meus gritos pairados na garganta, pois como sabem na minha família tem alguns deficientes auditivos,meu pai que foi um grande bancário, e meu sobrinho que nem teve o prazer de conhecer o avô, mas também é deficiente auditivo,e apesar de sofrer vários preconceitos ele foi a luta,fez faculdade,aprendeu  Libras, e para a nossa surpresa ele também é bancário trabalha no Bradesco no RJ, e sinto muito orgulho dele,que venceu, o levei para fazer entrevista por ser surdo eu e seu pai, já que sua mãe neste dia não podia faltar o trabalho, e ele esta nesse mesmo emprego a mais de 15 anos, e por ter ido a luta sempre trabalha no escritório, e nunca foi um coitadinho. E como se não bastasse a minha cota nasceu a Evellyn,   tem um atraso motor,já disse isso aqui antes, e outro dia estava com ela esperando sua mãe que tinha entrado na padaria, e uma senhora chegou e disse coitadinha, e foi passando a mão nela,o que não deixei,e disse: Sim coitadinha dela que nasceu nesse mundo preconceituoso, e coitada da senhora que se não sair daqui vai levar porrada kkkkkk,claro que não ia porrar ninguém,só disse isso pra ela sumir da li. Deste dia em diante entendi que ser deficiente aqui no Brasil é algo complicado, já não basta o quão complicada é a nossa cabeça vivemos em um país onde as pessoas dizem que não são preconceituosas, só que, na maioria dos casos vivenciamos situações nas quais o preconceito é velado. E não precisa de muito não,basta uma frase,um olhar, um sorriso sarcástico...Lá está ele o preconceito,presente em nossas vidas.
E como já disse acima,nos últimos dias passei por algumas situações que me chamaram atenção e me fizeram perceber o preconceito velado em relação às pessoas com deficiência. Por isso que cada dia mais precisamos dá um BASTA a qualquer tipo de preconceito, A começar pela dificuldade de encontrar um tratamento adequado as necessidades desses guerreiros, em um mesmo lugar nem pensar, e quando se encontra não é gratuito, e é caríssimo. São planos de saúde que não querem cobrir os tratamentos decorrentes da deficiência, e mesmo quando são obrigados por força da Lei,criam todo tipo de dificuldade.
Nossos guerreiros são como borboletas...Algumas voam rápido...Algumas voam pausadamente dando o seu melhor e para alçar voos cada vez mais altos,elas não precisam de pessoas preconceituosas,precisam de tratamentos e amor,muito amor!
Elas precisam serem vistas como pessoas e não como coitadinhas,que tal falar menos da deficiência e mais da eficiência de cada um. Elas não são diferente de ninguém, mas elas entendem que dias melhores estão por vir.
Inclusão...Isso parece mais é exclusão, para que a inclusão aconteça verdadeiramente,basta que pensem nas necessidades do portador da deficiência e enxergá-la como seres humanos, como qualquer ser humano,como qualquer cidadão, com suas dificuldades sim,mas também com suas capacidades. Quando aceitamos um portador de deficiência estamos aceitando também suas diferêça e limitações. Inclusão não significa apenas colocar uma criança deficiente na escola,na sociedade,mas sim dar-lhes suportes, condições para se desenvolverem para que aprendam como qualquer outra criança.
Entender as necessidades dos portadores de deficiência é o primeiro passo a  se chegar a devida inclusão, embora existam muitas barreiras para que ela aconteça é preciso estar preparados.Podemos considerar que não lhe seja dado tratamento diferenciado,mas pelo menos devem ter as mesmas oportunidades de sobrevivência que todo e qualquer ser humano merece. Não podemos permitir que,por não dispor das mesmas condições, sejam rejeitados, e muitas vezes por seus familiares mesmo, justamente por aqueles que mais deveriam apoía-los, que deveriam oferecer auxílio, ajudando-os a vencer na vida apesar da deficiência adquirida, seja ela auditiva,visual,mental,física. E se existe diferênça é apenas fisicamente,não julguemos pelo aspecto, pois saibam que o intelecto é o que os fazem inteligente.
Chega de tanta demagogia, já passou da hora de dar um BASTA nisso e dizer não a falta de compromisso das autoridades e aos preconceituosos de uma forma em geral, pois se o país esta mudando como muitos falam, a mente das pessoas também precisa mudar, porque só assim construiremos um Brasil e muito bem melhor..... Para que o povo bani a discriminação, para eles terem liberdade, com direitos e igualdades.
Pais,mães, avós, tios e tias, a superproteção provoca a desigualdade, eles apenas querem respeito,pois é o seu direito,não precisam de caridade.
Ninguém nasce borboleta,mas qualquer um pode aprender a ser....
NOTA: No dia 12 de Junho de 2015 o senado aprovou a lei da inclusão da Pessoa com Deficiência, da autoria do senador Paulo Paim, (PT/RS)e relatoria de Romário(PSB/RJ). Em entrevista, Glauber Salomão Leite autor do livro Manual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e colunista, no justificando,afirmou que a nova lei, em resumo, está centrada na inclusão social da pessoa com deficiência e na concretização  de igualdade material a fim de que ela possa desfrutar do direito à saúde,educação,lazer, acesso ao transporte,moradia,trabalho,renda, etc, nos mesmos moldes assegurados a todas as pessoas.Nem preciso dizer que essas leis não passaram de lei a ser cumpridas,mas para isso precisamos fazer valer os nossos direitos, pois percebo que há muito o que se fazer, na teoria tudo se funciona muito bem, mas na prática...

O teu silêncio é harmonioso,o teu jeito expressivo é muito gostoso...Sabes  sorrir, sabes chorar,,  sabes é claro te expressar!
 Meu sobrinho Jorge,deficiente auditivo,falando em libras,língua dos sinais e se sai muito bem.
O que eles  precisam é de oportunidade,...Inclusão e não exclusão....
Esta foi a minha participação em mais uma blogagem coletiva, da amiga Lindalva.

2 comentários:

  1. Excelente texto! Gostei muito! É preciso dar um basta no preconceito e que todos tenham direitos iguais!Sou super a favor que libras todos deveriam saber, deveria ser ensino obrigatório nas escolas! Gostei do assunto abordado, muito importante!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns comadre amada! gostei do seu Basta! é muito triste que em 2017 ainda te preconceito! o preconceito é ainda uma grande pedra que impede as pessoas com capacidade comprovada exerçam sua função por terem uma limitação que não limita o seu desempenho! temos que gritar muito para que as pessoas entendam que enxergam que eles são ser humano!
    'BASTA' 'BASTA O PRECONCEITO"
    Beijinhosssssssssss

    ResponderExcluir

Saí do meu casulo, agora vou procurar um jardim bem florido, pois sou uma Borboleta e não trago comigo nenhuma lembrança da minha vida de lagarta."
(Tamy Henrique Reis Gomes) ABT